Ministro inaugurou Centro Social do Carriço

A obra custou qualquer coisa como um milhão e 100 mil euros

Foi como um coroar da visita do ministro Bagão Félix e inauguração do Centro Social do Carriço. Muitos populares e personalidades de várias áreas do concelho e do distrito estiveram presentes na cerimónia, que foi ainda abrilhantada por uma participação da Filarmónica Artística Pombalense. A instituição, que foi benzida por Monsenhor Leal Pedrosa, Vigiário Episcopal da Diocese de Coimbra, possui várias valências dirigidas a todas as faixas etárias e destaca-se pelas suas piscinas interiores.

O presidente do Centro Social do Carriço, Manuel Carreira, recuou no tempo e lembrou a criação da instituição, em 1998, com atividades a serem desenvolvidas em instalações creditadas pela comunidade, a construção do edifício e os apoios recebidos. Este responsável (ex-presidente da junta) explicou que “desde a aquisição terreno, o centro teve um custo global de um milhão e 100 mil euros” e destacou a participação da empresa “Transgás, que, coincidindo com a sua implementação nesta freguesia, soube reconhecer os apelos efectuados e decidiu financiar a construção desta obra, mostrando o seu importante papel social”. O apoio financeiro da Transgás foi de 680 mil euros “e da Câmara 10 por cento, mais materiais como, por exemplo, para os arranjos exteriores, além da ajuda financeira da Junta. Também via PIDDAC recebemos uma ajuda de 102.500 euros, mas apesar disso tivemos que recorrer a financiamento através de crédito bancário de 200 mil euros”.

Atualmente são 850 os sócios desta instituição que conta agora com valências de creche, serviço de apoio ao domicílio a idosos, centro de dia e de convívio para idosos, ATL para crianças, “para além de termos aumentado a capacidade da creche. Também contamos ainda com um pequeno complexo de piscinas para a aprendizagem de natação aberto a toda a população”. Segundo este responsável, “para a prestação de serviços, esta instituição conta com 28 trabalhadores e cinco veículos automóveis.” Contudo, Manuel Carreira não quer parar o trabalho por aqui e pediu auxílio para um centro de noite, e se a resposta não veio, certo é que o ministro assinou na hora um despacho a dar 75 mil euros para o Centro Social do Carriço.

Na sua intervenção, o presidente da Junta de Freguesia do Carriço, Leovigildo Fernandes, mostrou muito orgulho pela instituição que a freguesia tem ao seu dispor, e destacou que é “necessária a continuidade de apoios financeiros para o seu funcionamento. A População ficará grata se tiver um apoio”. O autarca afirmou ainda que, “neste momento, é urgente que esta instituição cresça e possa vir a ter um centro de acamados”.

O presidente da câmara de pombal, Narciso Mota, também efectuou um pedido de apoio especial para a conclusão da Rede Concelhia de Centros de Dia. “Queremos conseguir o apoio necessário à construção de Centros de Dia nas freguesias de Guia, Carnide, Pelariga e Vila Cã” que, das 17 freguesias no concelho, “são as únicas quatro que não possuem instalações a este nível”.

Já Bagão Félix afirmou estar “satisfeito em testemunhar a inauguração oficial da instituição” e destacou a participação da Transgás “que evidenciou o seu sentido de responsabilidade social e comunitária. Foi inventada uma nova figura que é a do investidor pagador.”

Após afirmar que tentou antecipar-se aos pedidos, “assinando um apoio extraordinário, ao que o senhor presidente de direção, certamente por timidez, chamou de esmola”, Bagão Félix garantiu que levava “uma boa carteira de encomendas” e que esperava “satisfazer algumas à medida das possibilidades”. O ministro revelou que “teria muito gosto em poder satisfazer o que considero um modelo de futuro na protecção dos mais velhos que são os centros de noite”.

Adriana Afonso