Centro Social do Carriço – O orgulho da Freguesia

A Freguesia do Carriço, uma das maiores do Concelho de Pombal, com cerca de 4000 habitantes, tem no Centro Social uma das mais-valias para os seus habitantes.

Fundado em 1998, o Centro Social do Carriço teve que batalhar muito até chegar às excelentes condições que a sua sede hoje possui, inauguradas oficialmente em Janeiro passado pelo Ministro do Trabalho e Segurança Social, Bagão Félix. Esta obra, orçada em 1.100.000 de euros, é sem dúvida um marco importante para os habitantes do Carriço, na medida em que o centro tem inúmeras valências, que vão desde o Centro de Dia para 15 pessoas e Centro de Convívio para 12 pessoas, passando pela Creche e ATL para 35 crianças, piscinas para adultos e crianças, que servem não só para os utentes do centro mas também para a comunidade onde se pode praticar e aprender natação, hidroginástica, natação para bebés e deficientes, contando já com cerca de 200 inscritos. Outros dos importantes serviços prestados à comunidade é o apoio domiciliário a 50 pessoas, o serviço de refeições às seis escolas primárias e quatro jardins de infância da freguesia, num total de 170 refeições diárias, entre outros.

Esta foi a Instituição que mais postos de trabalho criou na região, nos últimos tempos, com 26 pessoas contratadas, seis em programas ocupacionais e uma ao abrigo do programa de inserção, perfazendo um total de 33 pessoas.

Um grande equipamento, onde a solidariedade faz a ponte entre gerações, reunindo crianças e idosos neste espaço privilegiado.

Nuno Jesus